Oportunidades em tratamento de água para fabricantes de produtos químicos

Você sabia que certificar ou registrar os seus produtos químicos de tratamento de água pode abrir portas para novas aplicações de uso final? Vejamos o tratamento de água potável, de piscina, de resfriamento e de sistemas gerador de vapor (caldeira). Alguns problemas comuns relacionados a produtos químicos de tratamento de água e exemplos para cada um dos produtos químicos certificados e registrados que são comumente usados estão listados abaixo.  (Observação: os exemplos abaixo não são uma lista completa.)

Tratamento de água potável

A água potável deve estar livre de sólidos em suspensão, microrganismos e produtos químicos tóxicos. Além disso, a maioria dos minerais tem uma concentração máxima recomendada para garantir uma água segura, limpa e livre de odores. Para água potável municipal, também se dá atenção à corrosão e incrustação da água visando  manter a tubulação de distribuição em boas condições. Os principais tratamentos de água potável incluem:
  • Coagulação: sais de ferro ou de alumínio são adicionados à água. Eles reagem com as partículas pequenas formando massas grandes o suficiente para se depositarem ou ficarem retidas em um  filtro Isso ajuda a remover as sólidos em suspensão, como coloides, materiais orgânicos e inorgânicos e bactérias patogênicas.

Exemplos de produtos químicos de tratamento:cloreto de alumínio, cloreto férrico, sulfato férrico, aluminato de sódio, silicato de sódio

  • Controle de corrosão e incrustação: produtos químicos são adicionados para alterar a água tratada e interagir quimicamente com as superfícies metálicas do sistema de distribuição de água. Isso inibe a corrosão e/ou evita a formação de depósitos de calcário.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: ortofosfato dipotássico, ácido fosfórico, polifosfato de sódio, silicato de sódio, ortofosfato de zinco

  • Desinfecção e oxidação: é necessário destruir, inativar ou tornar inofensivas as bactérias, os vírus e os protozoários potencialmente patogênicos. Isso pode ser feito por meio de desinfecção ou de oxidação. Na oxidação, uma substância se combina com o oxigênio para quebrar os compostos orgânicos ou inorgânicos em compostos mais simplescomo água, dióxido de carbono e sais.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: amônia, cloro, iodo, permanganato de potássio, hipoclorito de sódio

  • Floculação: após a coagulação, podem ser adicionados polímeros de alto peso molecular. Isso adiciona peso às massas de material, o que acelera a sedimentação e facilita a filtração.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: polímeros à base de acrilamida, como poliacrilamida aniônica e catiônica e poliaminas

  • Ajuste de pH: a acidez do produto químico aumenta ou diminui o pH da água tratada. É recomendado que o pH da água potável seja mantido por volta de 7. Isso elimina o sabor amargo e pode melhorar a eficácia da cloração. Além disso, oequilíbrio do pH reduz a possibilidade de corrosão da tubulação, pois a  alta acidez na água pode corroer componentes de metal.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: carbonato de cálcio, ácido clorídrico, óxido de magnésio, hidróxido de potássio, hidróxido de sódio

  • Precipitação: substâncias dissolvidas como fósforo, arsênio e ferro podem afetar a qualidade da água. Os produtos químicos de tratamento criam uma massa insolúvel que pode ser filtrada.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: cloreto de alumínio, sulfato de alumínio, cloreto férrico, sulfato ferroso, cloreto de polialumínio

  • Quelação: o teor elevado de minerais na água pode oxidar e afetar a cor e o sabor da água. Os produtos químicos de tratamento se ligam aos íons metálicos para formar um complexo solúvel em água que é resistente à oxidação e precipitação.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: pirofosfato tetrapotássico, pirofosfato tetrassódico

  • Amaciamento: produtos químicos são adicionados para diminuir ou mascarar a presença de cálcio ou magnésio dissolvidos na água tratada. A reação química forma compostos insolúveis que precipitam e são removidos da água por sedimentação e filtração. A água dura é causada por o acúmulo de carbonatos e sulfatos de cálcio e magnésio. Esses minerais causam incrustações de calcário nos tubos e equipamentos.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: hidróxido de cálcio, carbonato de sódio, pirofosfato tetrapotássico, fosfato trissódico

Tratamento de água de piscina

A água da piscina deve ser tratada para permanecer limpa e cristalina, segura e convidativa para os nadadores. Substâncias, bactérias, vírus, algas e outros patógenos potencialmente nocivos devem ser removidos. Os principais processos de tratamento da água de piscina   incluem:
  • Decloração: O nível correto de cloro é importante para manter uma piscina limpa e segura para a prática da natação. No momento de drenar a piscina, é necessário remover o cloro da água para que ele não contamine o solo ou outras fontes de água.

Exemplos de produtos químicos de tratamento: tiossulfato de cálcio, peróxido de hidrogênio, sulfito de sódio, bissulfito de sódio, metabissulfato de sódio

  • Floculação: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.
  • Ajuste de pH: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.
  • Amaciamento: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.

Tratamento de água de resfriamento

os problemas comuns são a corrosão de componentes metálicos, depósitos de incrustações e sujeira causadas por micróbios e biofilmes. Os principais processos de tratamento de água de resfriamento e retorta incluem:
  • Controle de corrosão e incrustação: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.
  • Desinfecção e oxidação: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.

Tratamento de água de sistema gerador de vapor (caldeira)

As caldeiras podem ser danificadas por incrustações de cálcio e corrosão metálica. Além disso, minerais e impurezas são problemas comuns. Os principais processos de tratamento de água de caldeira incluem:
  • Controle de corrosão e incrustação: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.
  • Quelação: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.
  • Amaciamento: consulte a descrição acima em tratamento de água potável.

Ofereça aos compradores a garantia do Selo NSF

Caso deseje vender seus produtos químicos para novos mercados, mostre que seus produtos atendem aos mais elevados padrões internacionais. O selo NSF oferece a garantia de que seus produtos foram avaliados por uma terceirizada credenciada e que atendem aos rigorosos padrões de saúde pública. A NSF International oferece serviços de teste, certificação e registro para muitos produtos de tratamento. Os produtos certificados estão disponíveis nas . Essas listas são usadas por compradores para selecionar produtos e por autoridades da saúde pública para verificar a certificação e/ou registro da NSF. Para obter mais informações sobre os nossos serviços para produtos químicos de tratamento de água.

Contate-nos

Por favor, preencha nosso formulário de contato e
nós entraremos em contato com você o mais breve possível