Água Potável

Avalie a qualidade da água de consumo humano em todos os seus processos através da análise completa da portaria de potabilidade, que determina os padrões de qualidade para consumo de água potável sem prejuízo a saúde humana.

Assegure também a qualidade dos produtos químicos e materiais que tenham contato com a água de consumo humano.

A NSF fornece a todos seus clientes o Laudo de Atendimento dos Requisitos de Saúde – LARS para produtos químicos e para materiais e seus componentes utilizados em sistemas de água, conforme exigência da Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.

Os produtos químicos para tratamento devem ser avaliados em conformidade com a ABNT NBR 15784 que estabelece os requisitos para o controle de qualidade de produtos químicos utilizados em sistemas de tratamento de água. Nossos processos laboratoriais são monitorados pela CGREC/Inmetro em Boas Práticas de Laboratório – BPL.

ABNT NBR 15784: Produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano – Efeitos à saúde – Requisitos é a norma nacional brasileira para a avaliação dos efeitos sobre a saúde dos produtos químicos para tratamento de água. 

As categorias químicas cobertas por essa norma incluem:

  • Produtos químicos para coagulação e floculação (por exemplo, sulfato de alumínio, cloreto férrico)
  • Produtos químicos para controle de corrosão e incrustação (por exemplo, polifosfatos, silicato de sódio)
  • Produtos químicos para desinfecção e oxidação (por exemplo, cloro, hipoclorito de sódio)
  • Subsídios para perfuração de poços (por exemplo, argamassas de bentonita para poços, fluidos para perfuração de poços)

Os materiais que entram em contato com a água potável também devem passar por uma avaliação de contaminantes ou impurezas que podem ser transmitidas indiretamente.

A NSF oferece o estudo de “Inocuidade de materiais e componentes – Avaliação dos efeitos sobre a água (Pesquisa de impurezas metálicas, pesquisa de radionuclídeos, pesquisa de impurezas inorgânicas e pesquisa de impurezas orgânicas)”, conforme a norma NSF/ANSI/CAN 61 ou ABNT. Todos estes estudos são inspecionados pela CGCRE do Inmetro conforme as Boas Práticas de Laboratório- BPL.

Para empresas que desejam atender aos requisitos do mercado externo e exportar produtos químicos ou materiais para tratamento de água, a NSF oferece a certificação NSF/ANSI/CAN 60 e NSF/ANSI/CAN 61, exigidos por regulamento ou lei na maioria dos estados norte-americanos, e províncias canadenses e em todo o mundo. 

O valor de trabalhar com a NSF 

A testagem com a NSF fornece: 

  • Conformidade regulatória: garantia de que seu produto atenda a todos os requisitos do mercado brasileiro, conforme a ABNT NBR 15784.
  • Resposta rápida de um laboratório credenciado: nosso laboratório em Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil, é credenciado pelo INMETRO e está pronto para testar seus produtos imediatamente.
  • Resultados de teste confiáveis: a NSF mantém requisitos internos de alto nível para todos os nossos laboratórios para que você possa ter confiança no resultado de seus testes.
  • Testagem eficiente de amostra: a localização de nosso laboratório torna o envio de amostras para teste mais fácil e menos custoso para as empresas sul-americanas.
  • Equipe local: a equipe da NSF que trabalhará diretamente em seus projetos pode se comunicar com você em português e espanhol.

Teste e Certificação NSF/ANSI/CAN 60

Saiba como podemos ajudá-lo a obter conformidade regulamentar para seus produtos químicos para tratamento de água vendidos nos EUA e Canadá.

Compostos não-alimentares

Saiba mais sobre os serviços da NSF para produtos químicos para tratamento e lubrificantes usados em aplicações alimentícias.

Pronto para iniciar o processo?

Entre em contato conosco se tiver perguntas ou para receber um orçamento.