NSF Bioensaios é agora NSF Brasil

Empresa de serviços técnicos e laboratorias de Porto Alegre adota novo nome e começa a comercializar seus serviços como NSF

Porto Alegre, Brasil (2020) – NSF Bioensaios começa a operar com o nome NSF Brasil e passa a adotar o nome da marca da sua empresa controladora, a NSF Internacional. A organização global de saúde pública adquiriu a Bioensaios em 2013 e vinha operando como NSF Bioensaios por seis anos. Por meio de suas operações em São Paulo, estabelecidas em 2016, oferece serviços de auditoria, inspeção, certificação, além de testes laboratoriais. Separadamente, oferece serviços de treinamento e consultoria.¹

[1] O uso de serviços de consultoria ou participação em treinamentos da NSF não oferecem uma vantagem, nem estão vinculados à concessão da certificação.

A nova estratégia da marca reflete a total integração da empresa brasileira na organização global e um alinhamento mais próximo à missão da NSF de proteger e melhorar a saúde humana em todo o mundo. “O nosso trabalho tem como objetivo proteger os alimentos que ingerimos, a água que bebemos, o ar que respiramos, os produtos de saúde que usamos e o ambiente que todos compartilhamos”, comenta Fabiane Zanoti Gallego, Gerente Geral Brasil para Certificação, Auditoria, Treinamento e Consultoria.

Como parte integrante dos esforços de rebranding, a NSF lançou recentemente um novo site em português, o nsfinternational.com.br. Os clientes NSF no Brasil terão agora maior acesso à ampla gama de serviços da organização global.

Serviços analíticos fornecidos por uma equipe técnica altamente qualificada, usando equipamentos de ponta em um laboratório acreditado de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17025, de acordo com metodologias reconhecidas internacionalmente pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ASTM International e Associação Brasileira de

Normas Técnicas (ABNT). Realizando estudos e análises laboratoriais, através do reconhecimento da conformidade aos Princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL), são realizados testes físico-químicos; estudos toxicológicos; estudos de mutagenecidade; estudos ecotoxicológicos com organismos aquáticos e terrestres; estudos sobre comportamento em água, solo, ar e bioacumulação; estudos de eficácia; estudos de citotoxicidade e de resíduos; pesquisa e identificação de patógenos. Estes testes incluem agrotóxicos, seus componentes e afins; produtos farmacêuticos; cosméticos; preservativo de madeira; produtos veterinários; saneantes; produtos químicos industriais e substâncias para tratar solo e água contaminados (remediadores).

Também importante são os serviços de certificação analítica oficialmente reconhecidos para a qualidade do produto atendendo aos padrões de consumo e aos padrões internacionais de exportação, como análises multirresíduos de pesticidas em grãos frescos e processados, frutas e legumes e análises de medicamentos veterinários em produtos de origem animal.

Serviços de alimentação incluem programas credenciados em todos os setores da cadeia de suprimentos, incluindo agricultura, alimentação e bem-estar animal, produtos, processamento, distribuição, laticínios, frutos do mar, software de gerenciamento de qualidade, varejo e restaurantes. Os serviços incluem a Global Food Safety Initiative (GFSI), certificação de equipamentos de serviços de alimentos e compostos não alimentares, validação e inspeção HACCP (Hazard Analysis Critical Control). Também é ofertado, não fazendo parte dos programas credenciados pela NSF, consultorias e treinamentos especializados em serviços de fraude alimentar.

Os serviços de água incluem avaliação de riscos, testes, inspeção e certificação para a indústria (da fonte à torneira). Os serviços globais de água da NSF testam, certificam e auditam componentes e produtos químicos dos órgãos municipais de tratamento de água, sistemas de tubulação de plástico, acessórios e instalações hidráulicas, sistemas e filtros. Além de seus programas credenciados, a NSF também fornece o desenvolvimento de planos de segurança hídrica para proprietários e gerentes de edifícios preocupados com a segurança hídrica e a prevenção de doenças transmitidas pela água, como Legionela.

Os serviços de ciências da saúde incluem auditoria, testes analíticos BPF (Boas Práticas de Fabricação) e BPL, testes de DNA, certificação P&D para as indústrias de biotecnologia farmacêutica, dispositivos médicos, suplementos alimentares, água e bebidas engarrafadas (todo o ciclo de produção). Além de seus programas credenciados, a NSF oferece treinamentos, orientação regulatória e serviços de conformidade corporativa.

Os serviços de produtos para consumo são orindos da experiência da NSF em facilitar o desenvolvimento de padrões e protocolos nacionais, bem como em testes e certificações que ajudam a garantir a segurança e a qualidade dos produtos e aparelhos usados dentro e fora de casa. Estão inclusos eletrodomésticos, utensílios e pequenos eletrônicos de cozinha, assadeiras, suplementos nutricionais e dietéticos e produtos para cuidados pessoais. A NSF também oferece testes de DNA para Organismos Geneticamente Modificados (OGM), alérgenos, suplementos alimentares, produtos naturais e muito mais.

Serviços de sustentabilidade podem reduzir riscos, promover crescimento e reduzir custos, enquanto incutem confiança no consumidor e no investidor. Os serviços de testes e certificações da NSF incluem uma química mais segura, tecidos fabricados de forma responsável, verificação de gases de efeito estufa, certificação de produtos sustentáveis e verificações florestais e de lixos eletrônicos. Separados dos programas credenciados pela NSF, também são ofertados consultorias de sustentabilidade com o intuito de medir e melhorar os impactos sociais e ambientais.

Os serviços de sistemas de gerenciamento, por meio dos Registros Estratégicos Internacionais da NSF (NSF-ISR), incluem registros que abrangem os padrões internacionalmente aceitos para a garantia da qualidade e da proteção ambiental para as indústrias aeroespacial, química, energética, médica e de manufatura (ISO 9001, ISO 14001, AS 9100, IATF 16949, etc).

Os serviços de treinamento e educação, oferecidos separadamente dos serviços de certificação da NSF, ajudam as empresas a atender as crescentes necessidades das indústrias, órgãos reguladores e clientes.

Para perguntas ligadas à area de comunicação, entre em contato com ssulzbach@nsf.org.

A NSF (nsf.org) é uma organização não governamental que facilita o desenvolvimento de padrões, testa e certifica produtos para as indústrias de alimentos, água, ciências da saúde e bens de consumo, minimizando os efeitos adversos à saúde e protegendo o meio ambiente. Fundada em 1944, a NSF está comprometida em proteger a saúde e a segurança humana em todo o mundo. Com operações em 180 países, a NSF é um Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Segurança de Alimentos, Qualidade da Água e Ambiente Interno.